16177467_10155325741396840_9086141577502771047_o

Master Loka

Mestre Loka, nascido Manoel Januário Leite, no dia 30 de maio de 1965, em Barra de Cuietê, município de Conselheiro Pena, Minas Gerais, vindo de uma família humilde , filho de Francisco Leite (in memorian) e de dona Helena Viana Leite, que é seu maior orgulho. Futebol era o que mais gostava de jogar quando menino, na escola. Seu primeiro contato com a capoeira foi em 1973, através do professor José Miguel Junior, aluno de Anestaldo Silvano Pereira, conhecido como Mestre Katiguara. Antes de fundar o Grupo CapuraGinga, participou da Academia de Capoeira de São Bento Grande, e mudou-se para os Estados Unidos em 1998. Desde 1993, já fazia seu trabalho com a Capoeira em Israel, e já viajara para alguns países, fazendo shows e workshops, sempre com a idéia de levar o nome CapuraGinga para o exterior. Hoje, o Grupo CapuraGinga expandiu-se por todo o mundo, tendo representações em Israel, Estados Unidos e Europa.

 
mestre-katiguara

Mestre Katiguara

Uma pessoa misteriosa, muito Violenta e perigosa; Ele agia primeiro para depois pensar. Mestrelo Loka sempre gostou de artes marciais, mas, no lugar onde morava nao havia muitas opções, havia somente uma academia de Capoeira e começou a treinar nesse lugar, onde as pessoas eram humildes e de excelente carácter, onde se ensinava que, para ser um Mestre, era necessário não só jogar a Capoeira, mas também ter o respeito pelo ser humano.

 
capura padrao icone

O inicio

Começando a jogar Capoeira aos 12 anos de idade, quem inicio o Mestre Loka foi o Soldado José Miguel Junior Depois de alguns meses, iniciou seu treinamento com o Mestre Katiguara. Mestre Loka Participou da Academia de Capoeira São Bento Grande, que foi fundada pelo Mestre Katiguara. Quando ele parou com a Capoeira para seguir outros caminhos, Mestre Loka então fundou seu próprio Grupo. CapuraGinga, nasceu assim um dos maiores grupos de Capoeira do mundo, depois de ter sido formado Mestre pelo grande Mestre Katiguara, Mestre Loka o único a se formar Mestre pelo Mestre Katiguara iniciou sua jornada de sucesso no mundo do esporte.

 
capuramundo

A Fundação do CapuraGinga

Mestre Katiguara foi uma pessoa misteriosa, muito violento e perigoso; ele agia primeiro para depois pensar. Em determinado momento de sua vida ele decidiu para de jogar Capoeira para atender um chamado espiritual que Jesus lhe convidou a viver. Mestre Loka ao ser graduado Mestre , em 1982, fundou o Grupo de Capoeira Cultura e Esporte Brasileiro. Em 1990, mudou o nome para CapuraGinga, e expandiu os trabalhos do grupo para a Cidade de Governador Valadares em Minas Gerais, e em algumas cidades no Rio Grande do Sul. Em 1989 Mestre Loka morou e teve seu Grupo situado em Resplendor, Minas Gerais. Nessa época, foi ao Uruguai, Argentina, Chile e alguns anos depois, para Europa e Israel e hoje também nos Estados Unidos